RSS

Rua x Calçada. Por que andar em meio aos carros?

09 ago

Sábado quase fui derrubada por um motorista que passou tão rente à minha bike que o espelho esbarrou no meu guidão. Não bastasse isso, irritado, o cidadão parou pouco adiante e acelerou parado para gerar fumaça e me atrapalhar. Isso num horário de pouquíssimo trânsito, em uma avenida de 3 faixas sendo que eu estava trafegando na faixa da direita. Eu não respondi, xinguei ou mostrei o dedo porque sei que a bicicleta tem tanto direito de circular na via quanto os carros, e isso é garantido pelo CBT, eu estava cumprindo todas a leis e não estava atrapalhando o trânsito logo, o ignorante era ele, não eu. Esse tipo de incidente geralmente não ocorre quando estamos em grupos maiores, creio que seja porque um grupo grande acaba por intimidar o motorista. É muito mais fácil abusar e reprimir um grupo pequeno ou um indivíduo.

Creio que o que mais irrita os motoristas é a combinação de dois fatores: a óbvia limitação de velocidade da bicicleta (diferente do carro, temos que fazer um esforço físico considerável para sairmos do lugar) e o fato de que não andamos rente ao meio fio, na sarjeta, como muitos pensam que nós devíamos. Não estamos tentando ser donos da rua. Não pedalamos rente ao meio fio porque, embora possa não parecer, é muito mais arriscado andar próximo à calçada do que andar na via. Por isso achei muito interessante esse artigo que um amigo ciclista compartilhou hoje no Facebook e compartilho com vocês também.

“É muito mais seguro para o ciclista ocupar a faixa, porque força os motoristas que não aceitam cumprir o 1,5m a mudar de faixa para fazer uma ultrapassagem segura. Pedalando sobre a sarjeta, o ciclista seria vítima de motoristas que acham 1,5m muita distância e insistem em passar quase raspando no ciclista.”

Por que há ciclistas quem andam no meio da rua?

Anúncios
 
1 comentário

Publicado por em 09/08/2011 em Ciclismo

 

Tags: ,

Uma resposta para “Rua x Calçada. Por que andar em meio aos carros?

  1. vigario

    31/01/2012 at 10:37

    Bem ele fez isto porque é um covarde, se esconde atrás de um volante de carro, machã de calcinha, ele tava com inveja de você, deve ser gordo, e recalcado, dai a calcinha kkkkkk

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: